F Tô falando Isa!: O Apanhador de Sonhos

19 maio 2013

7

O Apanhador de Sonhos


O Apanhador ou filtro de sonhos é um amuleto da crença indígena que tem origem tanto na América do Sul como na América do Norte. Acredita-se que ele tem o poder de "filtrar" os sonhos ruins deixando que passem apenas os bons. 
O círculo do amuleto representa a vida, a "teia de aranha" é destino trilhado por nós e é o que vai determinar que sonho irá passar. 

Uma das Lendas:
Um velho xamã Sioux (do sudoeste norte-americano) subiu no topo de uma montanha para ter uma visão. O grande espírito mágico-Iktohmi apareceu na forma de uma aranha e se comunicou usando a linguagem sagrada. A aranha (Iktohmi ) tomou das mãos do xamã um aro que ele trazia e começou a tecer uma teia  com as oferendas que estavam com ele-plumas, crinas de cavalo e sementes. Enquanto tecia, o espírito falou sobre os ciclos da vida desde o nascimento até a morte e sobre as forças boas e más que atuam em nós em cada uma dessas fases. Dizia ele:
Se escutas as forças boas, elas te guiarão na direção correta e trarão a harmonia da natureza. Do contrário, levarão a direção errada causando dor e infortúnio.
Quando parou de tecer, o espírito mágico devolveu ao xamã o aro com uma teia ao centro e disse:
No centro que está a teia, representa o ciclo da vida. Utiliza para ajudar o teu povo a alcançar os objetivos fazendo o bom uso dos sonhos, idéias e visões. Se você crê em algum grande espírito, a teia filtrará teus sonhos e visões porque eles vem de um lugar chamado espírito do mundo que ocupa o ar da noite, com os sonhos bons e maus. 
Terminou dizendo:
O apanhador de sonhos deve sempre estar  pendurado para que a teia se mova livremente e consiga apanhar os sonhos que ainda estão no ar. Os sonhos bons sabem o caminho e deslizam suavemente pelas plumas e sementes até alcançar quem está dormindo. Os pesadelos ficarão presos no círculo central da teia até que nasça o sol- momento que estas energias negativas morrem com a primeira luz do dia.



O Apanhador de Sonhos no final é apenas um lembrete da realidade de nossas próprias vidas que nos mostra que nós somos os responsáveis pelos nossos sonhos e que cada passo que damos irá determinar o destino de nossos desejos. Se estivermos sempre repletos de energia positiva e lutando pelo o que queremos certamente iremos conseguir.









7 comentários:

  1. Obrigada pela visita lá no meu cantinho, to adorando vir aqui..
    Super beijo! ♥

    http://agorasoulinda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. São tão lindos, né? Tô desejando um há tempos...
    Ótima quinta pra você, beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    É minha primeira visita aqui! Adorei o post!

    Beijos,
    www.laizmalafaia.com

    ResponderExcluir
  4. ah eu acho mt lindo, ainda mais agr com o significado *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  5. que bonito o significado!!!

    http://agorasoulinda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. fiz um desses e coloquei na porta do meu quarto *-*
    amei o post

    http://rafaela-tsunoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sempre achei lindos, mas não conhecia as lendas... Muito bom! ;)

    ResponderExcluir

♥Críticas construtivas são sempre bem vindas, mas sem xingamentos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...