F Tô falando Isa!: Eu tenho algo a dizer: SOU FEMINISTA.

19 julho 2014

15

Eu tenho algo a dizer: SOU FEMINISTA.

Criei essa TAG (eu tenho algo a dizer) para falar sobre assuntos que eu julgo importantes de serem discutidos.

Eu, como a maioria de nós, tive de me acostumar muito rápido com o termo feminismo mas posso dizer que ao longo dos meus 18 anos fui feminista antes de conhecer o termo. 
Nunca participei de protestos feministas, nunca pintei meu corpo com frases sobre liberdade e nem carreguei cartazes pelas ruas de minha cidade com letras grandes e coloridas que formam frases de efeito. Muito além disso eu carrego comigo o fardo de ser mulher e isso me faz feminista de um modo que não consigo sessar.
Quando criança brincava de lego por que cidades grandes sempre me atraíram mais do que a vida domestica e pacata da minha Barbie loira e de olhos azuis que eu não tinha. Meus pais nunca viram nenhum problema nisso mas quando fiz 13 e passei a usar mais roupas pretas do que o comum minha mãe sempre me pedia para que eu as trocasse antes de sair. Mais tarde, já conformada com a minha "rebeldia" ela se limitava a perguntar se eu não achava melhor aquela blusa rosa que eu ganhei de aniversário, mas eu não achava.
Pouco tempo depois eu larguei as roupas pretas e o pega bandeira na rua de trás com uma dúzia de garotos. Mudei de colégio e lá, eu sofri bullying. Lembro de como eu chorava todos os dias no banho por que não era socialmente aceita, cabelo ruim, magrela e nerd. Meninas não tem o direito de nascer com cachos, meninas tem que ter o corpo ideal e meninas não podem ser inteligentes o suficiente.
Um dia em uma festa de dias das bruxas eu bebi pela primeira vez uma latinha de cerveja, vesti uma roupa curta -mais nem um pouco confortável- e eu ouvi um "tão nova e já tá desse jeito".
Durante grande parte do meu ensino fundamental eu usei um short por baixo da calça escolar por que assim eu ficaria mais bonita aos olhos dos outros e então eu ouvi um "falsificada". 
Passei parte do meu tempo procurando formas de me sentir mais segura mas nenhuma delas pareciam fazer sentido para mim.
Quando entrei no ensino médio não saía de casa sem maquiagem e me sentia culpada por meus hormônios provocarem tantas espinhas. Pesquisei na internet receitas milagrosas para todos os meus mil e um defeitos e desejei com toda a minha alma ter nascido com o cabelo da Marina Rui Barbosa e outras garotas da TV.
Fui problemática com relacionamentos amorosos, tive o primeiro namorado bem depois das minhas amigas mas terminei logo em seguida por que eu não me sentia na obrigação de me ajustar ao que pra ele era o ideal.
Apesar disso nunca larguei meu all star e não deixei de amar Hard Rock pra dançar balançando o bumbum.
Apesar de todas as circunstâncias e tentativas de mudar quem eu era sempre tive orgulho de ser estudiosa, de ter tido a escolha de não ingerir bebida alcoólica -embora isso me torne chata-, de ter beijado quantos garotos eu quis em uma noite, de ter brincado de lego, de ter muitos amigos homens, de não ter tido festa de 15 anos -ao invés disso fui para um festival de rock-, de nunca usar salto alto, de usar roupas pretas e de hoje me sentir livre para me amar como eu sou.
Hoje eu SOU livre o bastante pra não sonhar com casamento, pra falar quantos palavrões eu achar necessário, para ser vaidosa mas mesmo assim sair de cabelo bagunçado quando eu quiser. Essa liberdade é fruto do feminismo que sempre esteve embutido dentro de mim. Ser feminista é ter escolha e querer que todos tenham também.
As vezes penso que no fundo toda mulher é feminista mas ainda não encontrou uma forma de descobrir o que ela é.





15 comentários:

  1. Nossa, que sublime! Conseguiu tocar em um ponto principal de compreensão para nós mulheres e o mais importante, não se exaltou em momento algum. Porque cá entre nós, dá uma certa ira. Mas enfim, adorei Isabele. Muito bom seu texto, repleto de verdade!
    "Ser feminista é ter escolha e querer que todos tenham também." Concordo plenamente!
    Adorei tudo por aqui!
    http://escrituras-da-alma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. feminismo é tudo, acho que todas mulheres deveriam ser feministas, pq temos que ser tratadas diferente só porque somos mulher? Se não fosse pelas feministas de antigamente não votariamos, e as feministas de hoje nós construímos! Sou antropologa e esse papo me fascina! Existem vários grupos legais no face que discutem isso!
    Viva a mulher, mais sororidade entre nós!
    Adorei seu blog de cara, te seguindo aqui, beijos!
    http://carolbrasileiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei, principalmente o começo, acho que algumas femininas se acham as donas da razão e fazem loucuras para ressaltar o poder feminino, o que muitas vezes nem fazem, sinceramente não depilar as axilas é uma coisa de opinião, postar fotos na internet para mostra isso já é querer aparecer. O que é ser mulher e definido pelas próprias mulheres, se você quiser brincar de lego ou de barbie, se você gosta de rosa ou de preto, se você bebe ou não, enfim nada disso te torna mais ou menos mulher, o importante é ser feliz da sua própria maneira, adorei o texto!

    Beijos,
    http://booksandflowers.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. adorei seu post! concordo!
    as mulheres devem continuar lutando pelo reconhecimento que merecem.
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Isa. Assim como você também acho que toda mulher nasce feminista, mas depois de certa idade a sociedade passa a impor alguns valores, ou melhor, algumas regras para nós: não vá de shorts, mas não ande como um homem, não rebole até o chão, mas não ouça rock, não o chame para dançar, mas deixe ele te notar, seja a melhor da sala, mas não reclame do salário do cara ser maior que o teu. Não sei o que querem de nós, mas eu sei o que quero de mim, e é por isso que sou feminista sim, na verdade, humanista eu acho mais bonito.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  6. adorei essa tag e seu post! acho mt importante as mulheres sempre saberem e lutarem msm com engajamento pelos seus direitos

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto e vi que temos coisas em comum. Não bebo nada alcoólico, não quis ter festa de 15 anos, e também brinquei do que quis em minha infância, até pelada com os meninos na rua. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Texto maravilhoso e inspirador!!
    Seja sempre você e não ligue para as pessoas viu? A maioria delas, são vazias..

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei da forma como abordou o assunto, diferente de muitos textos que vejo seja em blogs ou até mesmo no face são carregados de palavras xulas e até mesmo de contradições. Até mais, bela tag, escreve super bem! http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu texto! Fico revoltada quando as pessoas (inclusive mulheres) acham que ser feminista é apenas ir pra rua com cartazes ou escrever no corpo em alguma passeata.
    Te convido a visitar meu blog! Fiz um post a respeito do projeto #100happydays.
    Beijos!

    Jenni Karolyne
    http://www.jennikarolyne.com

    ResponderExcluir
  11. Acho que as mulheres hoje em dia estão se espelhando em um padrão que colocam na televisão ou internet que é totalmente desumano. Se ser mulher é usar roupa curta, beber, e dar em cima de homens, eu nunca seria considerada mulher neste mundo. As mulheres são sempre inferiorizadas pelos homens, que é algo que, hoje em dia, eles não tem nem direito de fazer isso.

    Só acho que para mostrar que somos mulheres, não devemos fazer o que o mundo idealizado nos mostra, devemos ser fortes, independentes e tomar nosso lugar, para não sermos submetidas a ninguém. Isso que acho.

    Um beijo,
    Ohana do Don't be so shy <3

    ResponderExcluir
  12. Acho impossível uma mulher não ser feminista nem, pelo menos, um pouquinho! Existem aquelas machistas de criação, mas mesmo elas são feministas na alma. Ser feminista não é deixar de gostar de rosa, ou não gostar de boneca, é ser a mulher que gosta de ser, de querer igualdade entre os gêneros. Não é ser mal amada ou feia, é querer viver num mundo em que a sociedade não veja os homens como seres superiores e as mulheres submissas a eles e sim que veja que ambos são diferentes fisicamente, mas são iguais nos valores e até mesmo no pecado e não digo isso com caráter religioso. Ser feminista é amar a si mesma e o próximo!

    Eu também tenho algo a dizer: Sou feminista!

    Foi bom ler seu texto, faz as pessoas pensarem um pouquinho!

    Bjs, Raquel.

    http://morethanaworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. UAU! Adorei! Acho que sou um pouco feminista - já mudei muito, apesar de sempre preferir barbies à brincar de casinha -, vejo o casamento com outros olhos e sempre tenho as minhas proprias opinões, acho que isso é importante pra toda menina-mulher
    Seu texto foi muito esclarecedor, cheio de opinião e verdades!
    aDORO meg Cabot - amo diario da princesa, mas eu comecei a ler a autora por a mediadora <3
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  14. Gente, amei o post por completo! "As vezes penso que no fundo toda mulher é feminista mas ainda não encontrou uma forma de descobrir o que ela é.", amei essa frase! Realmente, concordo com você: depois de procurar me informar, nem que no mínimo possível, sobre o feminismo, conclui que sou feminista desde que me entendo por gente. Percebi que o fato de eu não me conformar com os nomes que uma garota recebe quando fica com quantos caras quiser, me revoltar com a ideia de não ter alguns privilégios por ser mulher, acreditar que uma mulher tem o direito sobre seu corpo e suas escolhas, tudo isso, são sinais do feminismo que carrego. Que já está em mim. E que está cada vez mais aparente.

    http://aquelamalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Quem nunca sofreu horrores na escola quando era adolescente, não é? Eu também sofri bullying por ser tímida e ter o cabelo cacheado (enquanto as outras meninas viviam fazendo chapinha aos 12 anos).
    Nessa idade as mais "populares" são maldosas mesmo e não percebem que estão deixando a outra pessoa chateada. Já as mais tímidas não sabem ainda a se aceitar e se amar e ligar o foda-se para a opinião alheia.
    Tudo isso a gente só vem aprender beeem mais tarde, infelizmente.
    Mas eu acho que é importante a gente, hoje, orientar as meninas conhecidas mais novas, sobre como não se deve ser má e prejudicar alguém e também como deve-se amar e se aceitar como é. Acho que faltou esse tipo de orientação na minha vida.

    Beijos,
    Livro de Memórias | Fanpage do Blog

    ResponderExcluir

♥Críticas construtivas são sempre bem vindas, mas sem xingamentos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...