F Tô falando Isa!: Eu tenho algo a dizer: Cabelo crespo é cabelo bonito ♥

03 outubro 2014

12

Eu tenho algo a dizer: Cabelo crespo é cabelo bonito ♥

Tudo bem, eu sei que meu último post foi dessa mesma TAG, mas algumas coisas precisam ser ditas e esclarecidas enquanto você ainda tá com o assunto formigando na cabeça. 



Meu cabelo é naturalmente cacheado, mas ao longo da minha adolescência eu sempre busquei formas de burlar isso usando químicas diversas e muita chapinha. Hoje, eu estou em processo de transição capilar (que é deixar o seu cabelo natural crescer enquanto você vai cortando o alisado até ele ficar totalmente seu e sem química), um período bem complicado.
Como consequência dessa minha (difícil) fase da volta aos cachos eu me peguei pensando sobre todos os motivos que me levaram a negar as minhas raízes. Não é surpresa pra ninguém que quando você é criança sempre tem a Barbie, a menina popular do colégio, a protagonista da malhação e milhares de meios que te levam a acreditar que tem algo errado em você, que te fazem ficar com a auto estima baixa achando que pra ser bonita tem que seguir esse padrãozinho imposto.
Também não é surpresa pra ninguém o bullying que a gente sofre nessa fase se o seu biotipo não seguir a linha comercial de TV, de uma forma que você fica mal por não ser daquele jeito e mal por ter um monte de gente te lembrando -da pior forma possível- que você não é. No meu caso, essas coisas sempre aconteceram por conta do meu "cabelo ruim", do meu "cabelo bombril".
Aí chega a adolescência e você começa a achar que pra dar o primeiro beijo, pra arrumar o primeiro namorado e pra que os meninos olhem pra você de outra forma você precisa ser daquele jeito das bonecas que você resolveu abandonar. Aí não tem jeito, você vai encontrar uma forma de mudar -o que muitas vezes nem dá certo, mas paciência. 
Quando eu vi que não tinha creme de cabelo que resolvesse o meu problema não deu outra, química na certa! E aí começou a minha árdua e longa rotina de salão, produtos, não poder ir na praia, não tomar banho de chuva, não praticar exercício, encucar com retoque a cada três meses e um cabelo acabado depois disso. Arrependimento bateu e eu, quis voltar aos cachos. E não por que meu cabelo tá na pior e sim por que eu acho cabelo cacheado lindo e quero os meus de volta. Por que eu aprendi a me aceitar da maneira mais dolorosa possível.
Aí conversando com uma amiga que já passou pela mesma coisa e que hoje faz parte da organização de um evento chamado Encrespa Geral ela me contou um depoimento que ouviu no último encontro. Uma menininha de oito anos, que ouve todos os dias de outras crianças que vão cortar o cabelo dela pra lavar louça... Aí eu fiquei entalada, mas esperei chegar em casa pra chorar, e muito.
A verdade é que é muito fácil pra quem vê a situação de fora dizer que é besteira ou interrogar alguém de "por que você alisou o cabelo? Ele era tão lindo...", a verdade é que é totalmente compreensível que essa criança cresça sem perceber o quanto ela é linda do jeito que é, que ela cresça com a mentalidade que eu cresci. E viver em guerra consigo mesma, e perguntar-se todos os dias "por que eu nasci assim?" E olhar para os cabelos lisinhos de outra pessoa e desejar ter eles pra você. Tentar ser algo que você não é, ter preconceito com a sua própria identidade.
Eu não consegui parar de pensar nessa garotinha desde então. Eu me olho no espelho hoje e quero meu cabelo de volta pra mostrar pras outras crianças como ela que você pode ser bonita de qualquer jeito, que pra ser feliz não precisa ter cabelo X ou Y, nem muito menos ser como a Barbie. E que se o Ken não te quiser por isso, ele é quem perde.
E pra finalizar o desabafo eu peço para vocês que, sempre que verem uma garotinha com cachos, as elogiem, por que isso pode mudar uma trajetória difícil pela qual eu tô passando e não queria que ninguém mais precisasse passar. Elogiem uma garotinha de cabelo crespo, por que cabelo crespo é também cabelo bom, é também cabelo bonito.

12 comentários:

  1. Esse texto retrata praticamente minha historia eh perfeito!! quantas vezes me olhei no espelho e "briguei" com Deus por ter me feito nascer com "cabelo ruim"?? mas hoje aprendi a me aceitar e to em transição. acho lindo cachos... sobre os elogios eu me lembrei que algumas semanas atras na volta da faculdade encontrei uma cachaeadinha mirim rsrsr parei ela e disse " garotinha seu cabelo é lindo" ela foi toda sorridente contar pra mae...

    ResponderExcluir
  2. Muitas mulheres tem o receio de deixar seus cabelos cacheados, crespos, naturais e falo isso por conta própria. Meu cabelo batia na bunda todo cacheado e loiro. A coisa mais linda de se ver. Mais com alienação da beleza destruir meu cabelo. Em dois anos pintei ele mais de vinte vezes e ele tá destruído, não cacheá e tá curto, a cima do meu ombro. Se eu pudesse voltar no tempo..

    http://umamineirasonhadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o cabelo crespo lindo. Eu mesma uso meu cabelo totalmente cacheado e nem consigo me acostumar a usar liso. Gostei do post.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que tudo isso de "negar o cabelo que tem" é devido as pessoas na qual você convive e vê, sabe? Eu só tinha amiga de cabelo cacheado ou ondulado, eu era a única de cabelo liso e louca pra ter cabelo cacheado. Quando eu era pequena, meu cabelo era cacheadinho nas pontas e conforme fui crescendo e ele foi crescendo também, foi alisando totalmente até ficar super chapado. Eu não gostava dele super liso, porque sempre tive orelhas de abano e não gostava quando elas apareciam. Com uns 13 anos eu repiquei o cabelo todo, era moda. Foi ai que ele começou a ficar ondulado e eu adorei. Agora eu não ligo muito pra isso, até porque já to bem grandinha pra saber o que fica bom em mim né? Tipo, o cabelo de fulana pode ficar lindo cacheado/liso/crespo/ondulado, mas eu tenho que ver o que fica lindo em mim e cada um tem um tipo diferente de cabelo. Meu cabelo não é igual ao da minha irmã, mesmo nós sendo irmãs. Então, acho que é por ai. Bonito mesmo é cabelo hidratado e fim, não importa se é crespo, ondulado, liso ou cacheado.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo quem assume *-* Sempre quis ter cabelo tipo black power. Acho lindo e poderoso *-* Pena que o meu não tem formato (não sabe se é liso, ondulado ou enrolado) aí não dá pra fazer muita coisa :/

    Beijos, www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
  6. Falou bonito, eu sempre tive cabelo liso, mas já imaginei o contrário, já tive amiguinhas o contrário e hoje tenho uma filha de uma amiga passando por essa fase de negação. É uma coisa da pessoa com ela mesma aprender a se amar do jeito que é. Mas se os outros pararem de demonstrar preconceito ajuda nesse processo. Com certeza, sempre elogio crianças seja pelo cabelo, nariz, etc, acho isso muito importante!!!

    Beijos,
    Blog Dress

    ResponderExcluir
  7. Cabelo crespo é lindo, cheio de estilo e de personalidade!
    Eu apoio e adoro, e espero que cada vez mais as meninas assumam seus caixinhos!
    Beijoca
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  8. Meninas o cabelo da minha mãe é super de cacho e o meu é liso
    o que importa é você se amar do jeito que é, tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  9. Isa, eu faço questão de elogiar cachos. Eu os acho simplesmente incrível. Meu cabelo nunca foi cacheado, mas tem umas ondulações nas pontas. nunca usei química, mas já sofri ficando na chapinha pra ele ficar lisiiiiiinho. mas bobagem. Já desisti de querer seguir qualquer padrão.
    Eu amo cachos e deixo isso claro pra td mundo! <3 <3 Todo mundo devia assumir seus cachos. Essa imprensa não sabe de naaaada! HEHEHE

    Um beijo
    www.reinodascoisas.com

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez: Concordo e te entendo.

    Desde criança eu queria ter o cabelo liso e platinado, acredita? Desde muito pequena ouvia que apenas aos 8 anos eu podia fazer química no cabelo... e eu aguardava essa idade como a maior meta da minha vida. E, logo a partir desse tempo, comecei a dar muita química no cabelo. Resultado: ele estragou.
    Consegui recuperar e ele ficou lindo, mas aos 18, não satisfeita, fui estragá-lo de novo e alisei.

    Hoje tô na fase do retorno, querendo meu cabelo de volta. Vejo as fotos e hoje sei que ele nao era monstruoso como eu pensava: era lindo.

    força pra nós nessa espera capilar!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. ACho lindo quem tem coragem e assume os cachos *-*
    Sou totalmente a favor :))

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  12. PALMAS PRA ESSE POST! Minha monografia de faculdade fala exatamente sobre tudo o que você disse no post, como as meninas tem dificuldades de assumirem, por exemplo, seus cabelos cacheados, se a mídia e a sociedade dizem que o liso é o mais belo. Também estou em processo de aceitação do meu cabelo, chega de químicas, e estou cortando aos poucos pra que ela se vá pra nunca mais voltar, parabéns por se assumir!



    Ariadne
    De volta ao retrô | Twitter | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

♥Críticas construtivas são sempre bem vindas, mas sem xingamentos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...